O desejo de resgatar a autoestima e o bem-estar emocional após o período da gestação tem levado um número crescente de mulheres a buscar uma técnica conhecida por Mommy Makeover (Transformação da Mamãe, na tradução livre). Já consolidada nos Estados Unidos, a abordagem começa a ganhar força no Brasil. A técnica se caracteriza por um conjunto de procedimentos cirúrgicos estéticos para remodelar e rejuvenescer o corpo no pós-parto. Assim, ao cuidar de si mesmas as mulheres retomam o protagonismo sobre o próprio corpo e a própria identidade.
Para o cirurgião plástico Raphael Alcalde, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a maternidade é uma jornada incrível e transformadora na vida de uma mulher. No entanto, os efeitos físicos da gravidez e do parto, muitas vezes, deixam marcas duradouras no corpo, afetando a autoestima e a confiança. Por isso, mais do que uma transformação estética, o Mommy Makeover representa um reencontro. “Não se trata de seguir padrões de beleza. Na verdade, a técnica personifica a vontade de a mulher recuperar a autonomia sobre a imagem corporal após um período de grande entrega física e emocional”, observa.
Personalizado
O procedimento é uma combinação personalizada de diversas cirurgias. As mais procuradas são a abdominoplastia, descrita pela remoção do excesso de pele abdominal, enquanto a mamoplastia envolve implantes de silicone, redução ou elevação das mamas. Além disso, pode ser feita lipoaspiração em áreas específicas. O cirurgião plástico comenta, ainda, que a escolha das técnicas varia conforme as queixas e necessidades de cada paciente. “Como a maternidade pode deixar marcas que impactam a forma como a mulher se vê, esse conjunto de procedimentos cirúrgicos estéticos visa ajudá-la a se reconectar com sua melhor versão”, explica.
O procedimento exige critérios, segurança e responsabilidade. De acordo com o médico, o tempo ideal para uma cirurgia plástica após a gestação é de, no mínimo, seis meses após o parto. Para procedimentos nas mamas, a recomendação é de, pelo menos, 2 a 3 meses após a interrupção da amamentação. “Cada corpo tem seu tempo. Portanto, o ideal é que a mulher já tenha passado pela recuperação pós-parto, esteja com a saúde estabilizada e tenha expectativas realistas”, alerta. Além disso, é importante que não tenha planos próximos de uma nova gestação para que não perca os resultados obtidos.
Preparação
Antes de se submeter aos procedimentos cirúrgicos estéticos que constituem o Mommy Makeover, é fundamental realizar consultas médicas detalhadas. Médico e paciente precisam discutir metas, expectativas, riscos, pré e pós-operatório e como funcionam as técnicas envolvidas. O especialista comenta que, de forma geral, a técnica proporciona resultados muito satisfatórios. “O impacto vai além do espelho. A autoestima tem efeito multiplicador. Quando a mulher se sente bem com todo o conjunto, isso transborda para todas as áreas da vida”, pontua.

