Selo de 25 ano - Revista Super Saudável
Logo Yakult 90 anos - Site
Cuidados no pré e pós-operatórios

• Dicas Saudáveis

Cuidados são fundamentais para o sucesso de cirurgias plásticas

Escrito por: Fernanda Ortiz

O desejo de ter o corpo dos sonhos tem feito disparar o número de cirurgias estéticas em todo o mundo. De acordo com dados recentes da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), somente nos últimos quatro anos houve um aumento de 40% nessas intervenções. Ainda que seja uma prática comum, passar por um procedimento estético é uma decisão que exige planejamento e responsabilidade. Além de escolher um cirurgião qualificado, alguns cuidados no pré e pós-operatórios são essenciais para garantir um procedimento seguro e com resultados satisfatórios.

Para evitar riscos, o cirurgião plástico Fabio Nahas, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e diretor científico internacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), compartilha alguns cuidados no pré e pós-operatórios essenciais para quem está prestes a realizar uma cirurgia estética. 

  • Escolha do cirurgião – A primeira recomendação é escolher um cirurgião plástico que ofereça suporte adequado no pré e pós-operatório, tenha expertise no procedimento e que, preferencialmente, seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
  • Comprometimento – A preparação para uma cirurgia plástica exige comprometimento e atenção aos detalhes. Estar bem-informado e em sintonia com o cirurgião é fundamental para o sucesso do procedimento. Portanto, esse é o momento para tirar dúvidas sobre como é o procedimento, riscos associados e cuidados no pré e pós-operatórios.
  • Transparência – Ser absolutamente transparente com o médico cirurgião é o ponto de partida para o planejamento pré-cirúrgico. O paciente precisa compartilhar todos os detalhes da sua saúde, incluindo o uso de medicamentos, dieta alimentar, hábitos de vida, problemas de saúde e cirurgias anteriores. A omissão de qualquer informação pode comprometer a segurança do procedimento.
  • Hábitos suspensos – Medicamentos anticoagulantes, por exemplo, podem aumentar o risco de sangramento e precisam ser interrompidos com antecedência. No caso de pacientes fumantes, o consumo deve ser suspenso 15 dias antes da cirurgia. A recomendação deve ser cumprida à risca, pois o cigarro compromete a circulação e a oxigenação dos tecidos, o que afeta diretamente a cicatrização e aumenta o risco de complicações.
  • Cuidado com itens de beleza – Antes de qualquer cirurgia plástica é fundamental que as pacientes removam itens como extensões de cílios, alongamentos de unhas e megahair. O cirurgião plástico explica que esses itens, muitas vezes feitos de materiais inflamáveis, podem reagir ao bisturi elétrico e ao oxigênio da sala de cirurgia, aumentando o risco de combustão. Estes cuidados muitas vezes são negligenciados, mas são essenciais para garantir um ambiente cirúrgico seguro e uma recuperação tranquila.
  • Planejamento pós-operatório – Seguir as orientações do médico após a cirurgia é tão importante quanto os cuidados prévios. O pós-operatório é o momento em que o corpo se ajusta e responde ao procedimento. “Se o paciente não seguir as instruções médicas, entre elas a necessidade de repouso, corre o risco de comprometer o resultado estético e prolongar o tempo de recuperação”, finaliza o médico.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Dicas Saudáveis