Selo de 25 ano - Revista Super Saudável
Logo Yakult 90 anos - Site
Saúde renal

• Dicas Saudáveis

Como evitar problemas renais em períodos de altas temperaturas

Escrito por: Fernanda Ortiz

Independentemente da estação do ano, os períodos marcados por altas temperaturas exigem atenção especial com a saúde, principalmente dos rins. O calor excessivo pode causar desidratação, aumentando o risco de desenvolver inúmeros problemas como, por exemplo, litíase urinária (pedras nos rins), infecções do trato urinário e agravamento de doenças renais pré-existentes. Para evitar esses quadros é fundamental adotar alguns cuidados, dentre eles evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar roupas leves e ter uma alimentação balanceada. Juntas, essas ações atuam tanto no controle quanto na prevenção de problemas relacionados à saúde renal.

De acordo com a médica nefrologista Paula Gabriela Sousa, do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), em São Paulo, os rins colaboram para a regulação da temperatura corporal através do equilíbrio de líquidos, sais e da pressão arterial. Dessa forma, a prevenção da desidratação é um fator muito relevante nos períodos de calor. “Desidratações prolongadas ou recorrentes e a redução do fluxo sanguíneo para os rins, relacionados ao excesso de calor, podem causar piora aguda da função renal”, alerta. Além disso, a desidratação leva à redução do fluxo de urina, o que pode facilitar a formação de cálculos nas vias urinárias e proliferação bacteriana. Essas condições trazem maior risco de litíase urinária e infecções urinárias, respectivamente.

Hidratação e alimentação adequadas

Para prevenir esses problemas, a hidratação é ponto essencial. Além da água, isotônicos, água de coco e sucos naturais são boas opções. A médica afirma que, se a pessoa não apresenta doenças específicas que exijam controle da ingestão de líquidos ou certas restrições de fontes de ‘sais’ (como o potássio), não há contraindicação a nenhuma bebida específica. “Entretanto, é preciso ter em mente que o abuso de determinadas substâncias nunca é recomendado”, alerta.

Como exemplo estão as bebidas alcoólicas, que aumentam o risco de desidratação, pois o álcool inibe a secreção do hormônio vasopressina, responsável pela retenção de líquido pelos rins. Bebidas industrializadas com adição de açúcares e gaseificadas – sucos e refrigerantes – também não são recomendadas em grande quantidade. “A palavra-chave é equilíbrio”, destaca a especialista.

A alimentação também desempenha um papel importante. Para proteger a saúde renal e controlar doenças crônicas associadas, a médica recomenda priorizar alimentos naturais e evitar processados e ultraprocessados, que contêm altos níveis de sódio. “A Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão de sódio seja inferior a 2 gramas por dia. Portanto, prefira descascar mais alimentos a ‘desembalar’ latas e outros industrializados”, orienta. A especialista lembra, ainda, que o consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco dietético para diversas condições crônicas, entre as quais estão as doenças renais e a hipertensão arterial.

Atividades físicas no calor

A prática de atividades físicas nos dias quentes também exige cuidados adicionais, porque o calor intenso e as exposições ambientais nesses períodos aumentam a chance de desidratação. “Aliada a possíveis lesões musculares, a desidratação pode levar à piora rápida da função renal”, observa a médica. A dica, portanto, é praticar atividades adequadas ao condicionamento físico de cada indivíduo, sob supervisão de profissionais habilitados, com intervalos para descanso e hidratação e em horários com menor exposição aos raios ultravioleta. Muitas doenças renais são silenciosas e assintomáticas. Porém, alguns sinais podem ser indicativos de alerta e, portanto, devem ser observados.

Sinais de alerta

  • Alteração da coloração da urina (mais escura, acastanhada ou com sangue visível)
  • Ardência ao urinar
  • Dores ou fraqueza musculares intensas
  • Redução da quantidade de urina ao longo do dia
  • Náuseas e vômitos
  • Alteração da consciência (sonolência excessiva, confusão mental)
  • Edema (inchaço nas pernas)

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Dicas Saudáveis