Selo de 25 ano - Revista Super Saudável
Logo Yakult 90 anos - Site
Hidratação sombra e alimentação adequada

• Conteúdos Semanais | Vida Saudável

Aproveite a praia com segurança

Escrito por: Fernanda Ortiz

Um bom dia de praia, especialmente durante o verão, oferece benefícios para a saúde física e mental. A brisa fresca, um mergulho no mar e um ‘banho’ de sol são o combo ideal para renovar as energias. Entretanto, apesar do descanso e da diversão proporcionadas, alguns cuidados são fundamentais para tornar o passeio um ambiente mais seguro e agradável, principalmente para crianças e idosos. Sol na medida certa, boa hidratação, sombra e alimentação adequada são essenciais para um passeio sem imprevistos.

De acordo com o clínico geral Guilherme Penna, da Casa de Saúde São José (SP), os cuidados começam antes mesmo de chegar na praia. “Bronzeamento sim, insolação não. A aplicação do protetor solar deve ser feita em casa, pelo menos 30 minutos antes de chegar na areia”, orienta. Recomenda-se FPS 50 ou superior, preferencialmente resistente à água e ao suor, que deve ser reaplicado a cada duas horas ou após mergulhos. Além disso, barreiras físicas como guarda-sol, chapéu de abas largas, roupas com proteção UV, óculos de sol e evitar a exposição direta – entre 10h e 16h – complementam a proteção.

Por causa das temperaturas elevadas, é preciso manter a hidratação oral adequada com água, água de coco ou sucos naturais. Do contrário, o calor excessivo pode causar desidratação. “Alguns sinais de alerta, a exemplo de dor de cabeça, tontura, cansaço anormal, pele seca e quente (sem suor) podem
indicar que algo não está bem”, orienta o especialista. Portanto, buscar um local com sombra e bem ventilado é a melhor opção. Além disso, outros cuidados são essenciais para garantir um dia de praia seguro e agradável.

● Contato com animais marinhos – No verão, parece haver afluxo maior de águas-vivas nas praias brasileiras. Em contato com a pele, esses animais provocam uma lesão parecida com uma queimadura, que causa dor intensa, coceira e ardência. Para aliviar os sintomas, recomenda-se lavar a área com água do mar, pois a água doce piora a dor e pode espalhar toxinas. Além disso, deve-se remover os tentáculos com uma pinça ou com a borda de um cartão plástico e procurar um posto de saúde para analgesia e acompanhamento. “Diferentemente da crença popular, não esfregue, urine ou use vinagre no local, pois a depender da espécie os sintomas podem piorar”, alerta o médico.

● Intoxicação alimentar na praia – Refeições preparadas em ambientes sob sol quente e com pouca higiene podem ocasionar prejuízos significativos à saúde. Portanto, deve-se evitar alimentos perecíveis vendidos por ambulantes. “A melhor opção é levar o próprio lanche em uma bolsa térmica com gelo”, sugere o especialista. Na lista de alimentos seguros estão as frutas, vegetais crus em palito, mix de castanhas, lanches naturais leves, biscoitos (industrializados) e
coco verde aberto na hora.

● Roupa de banho molhada – Ficar muito tempo com a mesma roupa úmida pode criar o ambiente ideal para infecções e doenças. Portanto, quando sair da praia troque a roupa de banho molhada por uma seca e limpa o mais rápido possível.

● Parasitas e fungos na areia – Mesmo que a praia seja limpa, alguns microrganismos escondidos na areia podem ser prejudiciais. O bicho geográfico, por exemplo, pode causar infecções que se manifestam na forma de linhas vermelhas e sinuosas que causam coceira intensa na pele. Já o bicho-de-pé forma nódulos com um ponto preto, geralmente nos pés. “Para evitar o contato, sempre utilize uma canga ou toalha grossa para sentar ou deitar na areia”, comenta o clínico geral.

 

● Redobre os cuidados com o mar – Mesmo com águas calmas, o mar pode ter correntes de retorno que empurram para o fundo. A orientação é manter a água na altura do umbigo, pois, quanto mais fundo, maiores as chances de afogamento, especialmente de crianças e idosos. Além disso, não usar boias, pois podem virar ou ser arrastadas para áreas perigosas.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais