Selo de 25 ano - Revista Super Saudável
Benefícios para o coração

• Nutrição

O consumo de feijão faz bem para o coração

Escrito por: Elessandra Asevedo

O feijão é um alimento essencial na alimentação brasileira, conhecido pelo alto valor nutricional e pela versatilidade na cozinha. Rico em proteínas, fibras, ferro e vitaminas,  o grão contribui para a saúde do organismo e ajuda a manter a energia ao longo do dia. Presente em diversas receitas tradicionais, como o arroz com feijão, o feijão faz parte da cultura e do cotidiano de muitas famílias. Recentemente, pesquisadores norte-americanos descobriram que o feijão também pode trazer benefícios para o coração.

Os autores do estudo ‘Effects of chronic intake of black beans and chickpeas on metabolic and inflammatory markers in adults with pre-diabetes’, publicado recentemente no Current Developments in Nutrition, indicou que consumir uma xícara de feijão por dia pode trazer significativos benefícios para o coração e o metabolismo. A pesquisa acompanhou 72 pessoas com pré-diabetes que seguiram uma dieta controlada por 12 semanas, comparando os efeitos de feijão preto, grão-de-bico e arroz sobre marcadores de saúde.

Achados

Dentre os benefícios para o coração, os resultados mostraram redução consistente de colesterol e inflamação. O grupo que consumiu grão-de-bico apresentou queda no colesterol total de 200,45 mg/dL para 185,5 mg/dL, enquanto quem comeu feijão preto teve redução significativa da interleucina-6 – molécula ligada à inflamação.

O estudo também apontou que o consumo de grão-de-bico tem efeitos semelhantes. Dessa forma, os pesquisadores comprovaram que esses alimentos são importantes aliados para a saúde cardiovascular, especialmente para quem precisa controlar lipídeos e inflamação.

Estilo de vida

De acordo com o médico cardiologista Rafael Marchetti, o estilo de vida é um fator importante para a saúde cardiovascular, e a alimentação é um dos destaques de uma rotina saudável. “Uma dieta equilibrada é essencial para a saúde cardiovascular porque o consumo regular de frutas, legumes, grãos integrais, oleaginosas e leguminosas, como o feijão, ajuda a controlar o colesterol, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue”, pontua. Apesar da importância, a alimentação não deve ser vista como única estratégia preventiva para a saúde cardiovascular, pois é fundamental considerar outros fatores como prática de atividade física, sono de qualidade e saúde mental.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Nutrição